Funcionária de 90 anos do McDonald’s
No Japão, Tamiko Honda, de 90 anos, trabalha no McDonald’s de Shimotori, na província de Kumamoto, cumprimentando clientes e colegas com um sorriso todos os dias. Ela varre o lado de fora da loja, viajando 20 minutos de ônibus, cinco dias por semana.
Honda trabalha no McDonald’s há 23 anos, desde 2000 e inspira todos ao seu redor. Ela começou no McDonald’s após se aposentar como enfermeira e faxineira.
Sua vida foi marcada por tempos difíceis durante a guerra, o que a faz valorizar as coisas simples da vida. Ela enfrentou desafios de saúde, mas o trabalho se tornou seu hobby. Ela acredita que “trabalhar é o segredo da saúde”.
O Japão enfrenta um aumento no envelhecimento da força de trabalho, com 9,27 milhões de pessoas com 65 anos ou mais trabalhando, representando 13,4% de todos os trabalhadores com 15 anos ou mais, conforme o livro branco de 2023.
Mudanças nas leis trabalhistas em 2021 incentivaram as empresas a apoiar a permanência de idosos no trabalho, mas apenas algumas aboliram a idade de aposentadoria obrigatória ou a aumentaram para 70 anos.
Muitos idosos querem continuar trabalhando por razões financeiras, de saúde e interesse no trabalho. Os locais de trabalho devem proporcionar um ambiente favorável para os idosos.