Japão

Gravidez com assistência médica 

Se você pretende ter filhos no Japão, a primeira ação é procurar um médico próximo à sua residência. Se preferir, você pode solicitar ajuda à prefeitura onde está registrado, o setor de saúde irá lhe indicar um médico ginecologista obstetra (sanfujinka, 産婦人科医).

É recomendado que  grávida tenha um médico que irá acompanhar a gestação, um hospital onde será o parto.

Ao ter a sua gravidez confirmada, vá ao hospital, no departamento de obstetrícia e obtenha a sua Notificação de Gravidez. Depois, dirija-se à prefeitura e entregue a Notificação. A Secretaria de Saúde da sua prefeitura irá lhe entregar a Caderneta de Saúde da Mãe e da Criança e uma servidora da prefeitura irá preencher um formulário com base em uma entrevista que será feita com você.

Aproveite para tirar suas dúvidas com relação a sua saúde.

A grande parte das prefeituras coloca à disposição uma série de atividades, cursos e benefícios para gestantes e seus cônjuges que variam de prefeitura para prefeitura.

Caderneta de Saúde da Mãe e da Criança

A Caderneta é um documento extremamente importante. Ele é o registro da saúde da gestante e da criança. Nele serão registrados todas as atividades, vacinas, tratamentos, consultas, remédios e o desenvolvimento do feto e da criança

Leve sempre a Caderneta de Saúde da Mãe e da Criança quando realizar  exames médicos, consultas em instituições médicas, vacinações preventivas, e receber orientações de saúde. Preencha-a quando necessário.

No Japão, é comum as famílias guardarem esta caderneta com muito zelo por muitos anos, pois ele é o histórico de vida da criança, e a entregam aos seus filhos quando eles se casam.

 

Fonte: Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão/Job Time  

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top