Japão

Prevenção no roubo de bicicletas em Aichi

A Polícia da Prefeitura de Aichi adotou uma nova abordagem para combater o aumento de roubos de bicicletas na região, utilizando uma técnica de “shikake-gaku” que leva as pessoas a agir involuntariamente para corrigir o comportamento.

A técnica consiste em colocar uma etiqueta amarela em bicicletas destravadas, indicando que elas são alvos de rastreamento de roubo, visando fazer com que os ladrões acreditem que elas estão sob vigilância e, assim, desistam do roubo.

Os resultados foram muito positivos, com uma redução de cerca de 80% no número de roubos de bicicletas durante um período de três meses em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A iniciativa foi tão bem-sucedida que foi apresentada à polícia em todo o país, e a Polícia da Prefeitura de Aichi planeja expandir o programa para outros locais.

Essa abordagem mostra como a tecnologia e a ciência comportamental podem ser usadas criativamente para combater o crime e melhorar a segurança pública. Além disso, os resultados positivos indicam que a técnica de “shikake-gaku” pode ser aplicada em outras áreas para incentivar mudanças comportamentais positivas.

 

 

Fonte/Foto: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top