Cão e gato: Envolvidos em 2 incêndios
Os bombeiros e um grande fabricante de aparelhos a gás suspeitam que dois incêndios ocorridos no Japão em 2022 foram iniciados por cães e gatos de estimação que acidentalmente acenderam fogões a gás na cozinha.
De acordo com a empresa de aparelhos a gás Paloma, com sede em Nagoya, os incêndios envolveram fogões de botão, que, ao contrário daqueles com interruptores rotativos, podem ser ligados se os animais de estimação encostarem neles.
Em 27 de julho, ocorreu um incêndio que destruiu um apartamento em Kobe, oeste do Japão, enquanto seus ocupantes, um casal americano, estavam fora. Acredita-se que o incêndio, que matou dois gatos de estimação, tenha começado por um dos animais quando sua pata dianteira tocou o botão do fogão, disseram os bombeiros locais.
Dois dias depois, na cidade de Toyota, na província de Aichi, um incêndio danificou as paredes e o teto do escritório de uma empresa de animais de estimação. Os bombeiros descobriram que o botão do fogão havia sido ligado e um recipiente de comida de cachorro próximo estava queimado.
Além dos dois incidentes, o envolvimento de animais de estimação também foi suspeito em 18 incêndios em todo o país desde 2014, segundo o governamental Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação.
Um funcionário do instituto disse que os usuários de tais fogões devem fechar as válvulas principais quando não estiverem em uso ou usar funções de travamento.
Fonte / Ilustração: Kyodo