Brasil no Japão

TOKYO: Solidarismo Brasileiro

Campanhas solidárias voltadas à comunidade brasileira no Japão
2020 é o ano em que se comemoram os 125 anos do tratado de amizade entre o Brasil e o Japão, bem como os 30 anos da presença de brasileiros neste país. Nesse que seria um momento de celebração, veio a crise causada pelo novo coronavírus e impactou a vida de todos de forma abrupta.

Pensando nos brasileiros que vivem no Japão e que foram afetados pela crise, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio e o Conselho de Cidadãos de Tóquio mobilizaram-se para apoiar famílias que se encontram em situação de fragilidade econômica. Em parceria com NPOs e outras instituições, foram lançadas duas campanhas solidárias: uma para arrecadação e distribuição de alimentos, e outra para apoiar jovens estudantes brasileiros.
Como em outros momentos de crise e dificuldade, os brasileiros contam sempre com o apoio da sociedade japonesa, que tão bem os acolheu e à qual contribuem de maneira significativa. Toda a ajuda para a divulgação dessas campanhas será de grande importância.

Campanha de distribuição de alimentos
A ação tem arrecadado alimentos não-perecíveis para distribuição a famílias de brasileiros que estejam passando por dificuldades financeiras. Além de alimentos, são aceitos também itens básicos de higiene pessoal e doações em dinheiro.
Até o momento, a campanha distribuiu cestas básicas a dezenas de famílias de Gunma, Kanagawa, Tochigi e Tóquio.

Fundo Estudantil
O Fundo Estudantil, lançado pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, oferecerá bolsas de estudo a alunos de escolas brasileiras no Japão. A iniciativa visa ajudar os estudantes brasileiros e apoiar a estabilidade financeira de suas famílias e das escolas.

O que é o Conselho de Cidadãos de Tóquio
O Conselho de Cidadãos é um grupo de líderes comunitários que apoia de maneira voluntária o trabalho do consulado, encarregando-se de coletar informações sobre as necessidades, problemas e interesses da comunidade brasileira residente e de planejar projetos em benefício desses brasileiros.

Contato
E-mail: [email protected]
Telefone: 03-5488-5669

Links para divulgação

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top