Sistemas evitam que CRIANÇAS sejam deixadas em carros
Desenvolvedores de eletrônicos e outras empresas de tecnologia no Japão estão trabalhando para lançar rapidamente sistemas que podem contribuir para acabar com uma recente onda de incidentes no verão envolvendo crianças sendo deixadas para trás em veículos perigosamente quentes.
A Cybernetech, desenvolvedora de eletrônicos com sede em Nogata, na província de Fukuoka, está projetando um sistema que pode detectar quando uma criança foi deixada para trás, como foi o caso no verão passado na cidade de Nakama, onde um menino de 5 anos morreu de insolação depois de ser deixado sozinho em um ônibus escolar.
A empresa começou a demonstrar o “sistema de detecção de deixados para trás” em jardins de infância em Nogata no final do ano passado.
A creche pode acessar um programa de computador para avaliar a situação dentro do veículo, com dados transmitidos por redes sem fio.
Desde o outono passado, Kiitos, uma creche operada pela Highflyers na província de Chiba, vem testando um dispositivo tipo relógio de pulso da Toppan Printing Co, adotando um sistema desenvolvido para gerenciar os trabalhadores da fábrica. Não apenas pode ser usado efetivamente para monitorar o paradeiro de uma criança, mas também rastreia dados biométricos, como pulso e pressão arterial do usuário, entre outros indicadores de saúde física.
A Sanyo Trading Co, com sede em Tokyo, prepara-se para apresentar ao mercado japonês sensores desenvolvidos por empresas europeias que podem ser instalados em carros.