Notícias

“Bossa Brasil” 3ª edição apresenta Campos Novos e Paulista

Evento homenageia “Destaques da Comunidade Brasileira” com troféu e conta com a presença do prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki e do embaixador do Brasil, Eduardo Saboia
A terceira edição do projeto musical “Bossa Brasil” foi realizada na sexta-feira, 10, na Cervejaria Mein Schloss de Hamamatsu (Shizuoka), conhecida também como “Castelinho Alemão”.
O “Bossa Brasil” é uma iniciativa do Consulado do Brasil em Hamamatsu, com o objetivo de integrar brasileiros, japoneses e empreendedores, no melhor ambiente, através da nossa música e culinária.Desta vez, a apresentação musical ficou por conta da dupla new sertaneja “Campos Novos e Paulista”, mas também teve seu momento de forró universitário, quando cantaram “Rindo a Toa”, do Falamansa e vários convidados dançaram.
A dupla de Adamantina, interior de São Paulo, é formada pelos irmãos Milton Ishiy Junior (Campos Novos) e Rodrigo Mira Ishiy (Paulista) e estão radicados no Japão desde 2006.

Bicentenário da Independência
Nas palavras iniciais do Cônsul do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, ele agradeceu a presença de personalidades ilustres como o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, o embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, que está se despedindo do Japão, o senhor Hirashi Yoshinaga, representante do Governador de Shizuoka (Heita Kawakatsu) e demais autoridades.
O diplomata também ressaltou que “este ano, o Brasil comemora o Bicentenário da Independência e o Consulado vai organizar alguns eventos culturais e esportivos no decorrer do ano”.
Os principais eventos são: a Olimpíada Escolar Brasileira no Japão, que será realizada no dia 9 de julho no estádio Ecopa, em Fukuroi, e contará com a presença de cerca de mil estudantes brasileiros de 30 escolas espalhadas pelo Japão.

Lançamento, pela editora Suisheia, de cinco obras literárias traduzidas para o idioma japonês, clássicas e contemporâneas, são elas: “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Nihonjin”, de Oscar Nakasato; “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior e “Os Melhores Contos Brasileiros”.
E o evento Brazilian Day Hamamatsu, a ser realizado no espaço Soramo, nos dias 3 e 4 de setembro, com a previsão de público circulante, nos dois dias, de cerca de 15 mil pessoas.

Destaques da Comunidade 2021
O Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu criou, em parceria com o Conselho de Cidadãos de Hamamatsu, o Troféu “Destaques da Comunidade Brasileira”.
A honraria, a ser concedida anualmente, tem por objetivo reconhecer o talento de brasileiros residentes no Japão, que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação e prestaram importante contribuição para a comunidade brasileira, além de abrilhantar e divulgar o nome do Brasil neste país.
Em sinal de agradecimento, também será premiado com o troféu “Amigo do Brasil”, o cidadão japonês que tenha contribuído para a comunidade brasileira.

O Cônsul Aldemo Garcia também fez questão de agradecer a todos os apoiadores deste evento, incluindo o guaraná Wiin, distribuído na saída a todos os presentes e ressaltou os patrocinadores do troféu, a empresa KOWA, do Nelson Saito, e a MATSUURA GIKEN, pelo seu diretor Willian Matsuura.
“Graças as duas empresas, pudemos viabilizar a entrega desses troféus aos agraciados”, destacou o diplomata.
Conforme divulgou o consulado, mais de 30 personalidades foram lembradas para receber essa premiação e a votação final foi muito disputada.
Participaram da votação três diplomatas e os 12 integrantes do Conselho de Cidadãos. E sagraram-se vencedores do Troféu “Destaques da Comunidade Brasileira 2021″ os seguintes nomes:

• Categoria Artista: Sancler Graffit (artista plástico)

• Categoria Atleta: Marcos Mory (paratleta em jiu-jítsu e hóquei no gelo)

• Categoria Educação: Profª. Elizabeth Aikawa (I e II Olimpíada de PLH – Português como Língua de Herança)

• Categoria Comunidade: Hitomi Sano (mídia comunitária)

• Categoria Empresário/Empreendedor: Paulo Lisboa (Mundial Foods)

• Categoria Cidadão Japonês “Amigo do Brasil”: Shozo Takagi (presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil e Japão)

• Categoria Reconhecimento: Embaixador Eduardo Paes Saboia, Angelina Kanashiro (integrante do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu falecida em 23 de fevereiro passado) e João Masuko (pioneiro, dono da Servitu).

Fotos & texto: Osny Arashiro / Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top