Morando no Japão

Novo Trem-Bala Linear

O novo trem-bala Linear está sendo desenvolvido para ser lançado em 2027 e faria o trecho de cerca de 390 Km de Tokyo a Nagoya em somente 40 minutos, contra os atuais 1 hora e 43 minutos.
O novo trem, Linea Chuo Shinkansen da JR (Japan Railways) literalmente voa baixo atingindo velocidade de cruzeiro de até 505 Km/h (máxima de 603 Km/h). O projeto fundado pelo governo japonês, genericamente chamado de maglev, existe desde a dácada de 70 (já com 50 anos!). O projeto multi-milionário usa um sistema imãs supercondutores feitos de uma liga entre Nióbio-Titânio fazendo o trem levitar a poucos centímetros dos trilhos, zerando o atrito.

O vagão principal foi aberto à imprensa trazendo algumas inovações, antes mesmo de ser lançado. Um novo sistema de supercondutores permite o trem abastecer-se por corrente de indução, sem contato físico.
Seu nariz sofreu uma “plástica” melhorando a aerodinâmica e com isso reduziu a resistência do ar em 1%. Espera-se economia de energia e também no nível de ruído.
O Linea Chuo Shinkansen que até então só percorria uma linha exclusiva para testes na província de Yamanashi, fará sua viagem inaugural de testes conectando Tokyo-Nagoya no final de maio de 2020. O futuro chegou.


Fonte: Nishinihon Terebi, BBC Japan e Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top