CORONAVÍRUS: 230 Japoneses Presos no Peru
230 turistas japoneses presos no Peru
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Peru suspendeu os voos internacionais como uma medida preventiva contra o novo coronavírus e aproximadamente 230 turistas japoneses ficaram impedidos de saírem do país.
Uma japonesa de 50 anos, que faz parte deste grupo conta que está hospedada em um hotel na cidade de Cusco. Ela chegou em Lima, capital do Peru, no dia 13, visitou o sítio arqueológico Machu Picchu e do império inca, e o retorno ao Japão estava marcado para o dia 20. O governo do Peru declarou emergência de saúde, no dia 15 de março, e os vôos internacionais foram suspensos.
* Fotos enviadas pela turista japonesa
A turista japonesa conta que a saída do hotel é restrita e da janela do quarto vê policiais e soldados fazendo patrulhas pelas ruas.
Conta também que as pessoas do grupo com suspeita de infecção não podem sair dos quartos, incluindo na hora da refeição, e se comunica com outras pessoas, trocando informações, através de e-mail e telefone.
Em Cusco, a altitude é de 3.399 metros e o ar é rarefeito, fazendo com que algumas pessoas tenham o mal de altitude. A mulher conta que tem fortes dores de cabeça e não consegue dormir devido a ansiedade.
Ela acrescenta: “Sei que tem um hospital na cidade mas acredito que não seja tão avançado como do Japão, por isso estou preocupada com a saúde”.
A Embaixada do Japão no Peru está tentando fretar um voo mas até o momento, não há uma data definida.
Japoneses com mais de 80 anos fazem parte deste grupo e por esta razão, a preocupação é maior. Eles esperam que o governo japonês consiga levá-los de volta pra casa o mais rápido possível.
Fonte: NHK News