Ministro pai
MINISTRO SHINJIRO KOIZUMI PRETENDE TIRAR LICENÇA APÓS NASCIMENTO DO FILHO E QUER INCENTIVAR OUTROS PAIS
O ministro do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi, declarou que está se preparando para tirar licença de duas semanas quando o seu filho nascer.
Quando anunciou o seu casamento com a apresentadora Christel Takigawa que já estava grávida, Koizumi havia comentado sobre a ideia de tirar a licença para poder incentivar outros pais e tentar mudar a posição das empresas que não entendem a importância desse direito.
Ele foi criticado após esse comentário e voltou a tocar no assunto, com a aproximação do parto.
Koizumi acha importante auxiliar a esposa no que for possível após o nascimento do filho e quer aproveitar esse momento. A cultura do Japão ainda é machista e apesar do funcionário ter o direito de tirar a licença, muitos desistem da ideia devido ao “clima” que fica na empresa. Segundo uma pesquisa feita, as empresas até liberam a licença, mas os demais funcionários não colaboram e o ambiente de trabalho fica pesado. Esse foi o maior motivo da desistência pela licença.
Koizumi explicou que pretende tirar duas semanas de licença mas não são dias corridos. Durante três meses após o nascimento do filho, irá diminuir a carga horária de trabalho, utilizar videoconferência, home office e alguns dias de folga. Com essa combinação, irá contabilizar duas semanas de licença. Desta forma, não precisará parar com os projetos.
Dependendo do trabalho, esse esquema não é possível mas talvez sirva de exemplo para os pais que gostariam de tirar a licença e também para as pessoas que são contra, mudarem seu pensamento.
O ministro Shinjiro Koizumi deve anunciar a sua decisão hoje, dia 15.
Fonte: Asahi News