Japão

PROTESTOS em Nagoya contra revisão da lei de imigração

Advogados, ativistas e outras pessoas se reuniram no centro de Nagoya neste domingo (16), para exigir o cancelamento das revisões da Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados do Japão.

A manifestação foi organizada por alguns advogados da Ordem dos Advogados de Aichi para coincidir com o funeral na cidade de Wishma Sandamali, uma mulher do Sri Lanka de 33 anos que morreu em março na prisão no Escritório Regional de Serviços de Imigração de Nagoya. Protestos semelhantes também ocorreram em Tokyo, Osaka e outras áreas.

Cerca de 80 pessoas compareceram no evento, enfrentando condições climáticas incertas e chuvas ocasionais. Após um momento de silêncio para Wishma, advogados e ativistas envolvidos no apoio a estrangeiros se revezaram ao microfone.

“Esta legislação, que fortaleceria ainda mais o já dominador poder das agências de imigração e aumentaria as expulsões de estrangeiros, é absolutamente inaceitável. Vamos bloquear a aprovação do projeto de lei”, disse o advogado Yuko Kono, um dos organizadores do protesto.

Outros participantes também pediram que o projeto de lei fosse descartado, levantando cartazes com mensagens como “Não mude a lei de imigração para pior” e “‘Não’ à adoção do projeto sem revelar a verdade”.

Fonte: The Mainichi   |   Foto: Tatsuya Michinaga

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top