Japão acelera imunização para idosos
O Japão acelerou nesta segunda-feira (10) o lançamento de vacinas contra o coronavírus com o objetivo de imunizar todos os idosos até o final de julho em meio a uma quarta onda de infecções.
O número de pacientes com sintomas graves no país aumentou para um recorde de 1.152, com casos diários de coronavírus que atingiram mais de 4.900 infectados, informou o Ministério da Saúde.
O governo deve enviar vacinas aos municípios para administrar em mais de 9 milhões de pessoas durante duas semanas a partir desta segunda-feira, cobrindo um quarto da população idosa do país de cerca de 36 milhões e planeja distribuir vacinas para toda a população idosa até o final de junho.
O Japão está atrás de outros países avançados em seu lançamento de vacinas, com apenas cerca de 240.000 dos idosos tendo recebido a primeira das duas vacinas na última quinta-feira, de acordo com dados do governo.
Um total de 390 municípios iniciará o programa de vacinação em um período de sete dias a partir de segunda-feira, o maior número por semana, começando com cerca de 120 governos locais no primeiro dia, disse o Ministério da Saúde.
Na segunda-feira, a cidade japonesa de Shunan, na província de Yamaguchi, começou a imunizar pessoas com 65 anos ou mais em uma loja vazia de um shopping center local.
A Associação dos Governadores Nacionais vai pedir ao governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga que incentivem as pessoas para a campanha da vacinação com medidas antivírus mais duras. Variantes altamente contagiosas do vírus estão aumentando e colocando uma pressão sobre o sistema de saúde nacional.
Taro Kono, o ministro encarregado dos esforços de vacinação do país, disse durante uma sessão parlamentar: “Vamos continuar a ouvir os pedidos dos governos locais e fornecer o apoio adequado.”
O Japão começou a vacinar seus idosos com 65 anos ou mais, ou cerca de 29% de sua população, em 12 de abril, após iniciar a campanha com profissionais de saúde em 17 de fevereiro.
Fonte: Kyodo