PETIÇÃO para cancelamento das Olimpíadas
Uma petição on-line no Japão está pedindo o cancelamento das Olimpíadas de Tokyo e recebeu mais de 200 mil assinaturas. A campanha atingiu a marca em um ritmo recorde nesta sexta-feira (7), apenas dois dias após seu lançamento, enquanto os temores públicos sobre a pandemia de coronavírus aumentam com a rápida disseminação de variantes altamente contagiosas.
A petição é direcionada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga e a outros representantes da organização, e afirma que os jogos não deveriam ser realizados para proteger a vida das pessoas em meio à crise global de saúde.
“Com as circunstâncias em que estamos, é certamente improvável que as Olimpíadas de Tokyo possam ser realizadas com segurança”, disse a versão em inglês da petição Change.org iniciada na quarta-feira ao meio-dia pelo advogado Kenji Utsunomiya, que concorreu várias vezes ao governo de Tokyo.
“A falta de recursos médicos de que Tokyo e o resto do Japão estão sofrendo, deveria sugerir o quanto os jogos causarão perigo e medo aos profissionais de saúde, cidadãos e participantes”, disse o documento.
De acordo com a Change.org, a petição anti-olímpica conquistou apoio em um ritmo mais rápido do que qualquer outra desde que a versão japonesa da plataforma foi lançada em 2012.
Na quinta-feira, o COI anunciou que fornecerá aos atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos doses gratuitas da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.
A expectativa é que as Olimpíadas e Paraolímpicas envolvam cerca de 15 mil atletas, que, em princípio, serão testados para Covid-19 diariamente durante os jogos e deverão seguir um conjunto de regras que visam prevenir a propagação do vírus.