5 mortes: Autoridades inspecionam fábrica da farmacêutica Kobayashi
31/04/2024
Autoridades inspecionaram a fábrica da Kobayashi Pharmaceutical em Osaka, no sábado (30), em resposta a relatos de problemas de saúde ligados aos seus suplementos contendo arroz fermentado vermelho com o uso de levedura “beni koji”.
Cinco funcionários do governo da cidade de Osaka entraram na fábrica de Osaka com funcionários da farmacêutica, seguidos por 11 inspetores do ministério por volta das 11h de ontem.
A fiscalização, conduzida pelo Ministério da Saúde e pela prefeitura de Osaka, marca a primeira inspeção in loco do ministério sobre o assunto.
Uma das suspeitas é de que o produto contenha uma concentração alta de citrinina, que pode ser responsável por causar problemas de saúde em algumas pessoas, foi confirmado no benikoji da empresa.
O beni koji, um ingrediente derivado da fermentação de grãos com monascus purpureus, está no centro da controvérsia.
Segundo a Kobayashi Pharmaceutical, até sexta-feira, cinco pessoas que tomaram o suplemento Benikoji CholesteHelp morreram, enquanto 114 pessoas que usaram o produto foram hospitalizadas e cerca de 680 outras foram a um hospital ou planejam consultar um médico.