Notícias

SHIZUOKA: O sucesso da Olimpíada Escolar

A primeira Olimpíada Escolar Brasileira, considerado o maior evento esportivo da comunidade brasileira no Japão, ocorreu dia 09 de julho de 2022 no estádio Ecopa na cidade de Fukuroi, província de Shizuoka. O evento inédito, faz parte das comemorações ao Bicentenário da independência do Brasil.
Foram disputadas as seguintes modalidades esportivas: vôlei masculino e feminino, futebol, tênis de mesa, atletismo, salto em distância e xadrez.
No total participaram 16 escolas incluindo 1 escola japonesa e 1 escola coreana internacional de Osaka. Os jovens atletas vieram de diversas províncias do Japão (Saitama, Gunma, Ibaraki, Shizuoka, Aichi, Gifu e Shiga)

Organizado pelo CESC e CAVOM com a realização do Consulado-geral do Brasil em Hamamatsu, teve o apoio de Kageyama Takeshi prefeito de Kosai, Noriyuki Ooba prefeito de Fukuroi e o vereador da Câmara Municipal de Hamamatsu Noritaka Torii que categorizou o evento como um evento de grande escala e muito importante para a comunidade brasileira com intuito de incentivar a prática esportiva aos jovens e inspirando-os colocando em contato com esportistas brasileiros consagrados.

RESULTADOS – ATLETISMO

Feminino, 30m livre
Primeiro lugar:  Sofia Ueda – Santana
Segundo lugar: Livia Yumi – Objetivo Iwata 
Terceiro lugar:  Yasmin Nagamoto – CESC Iwata
 
Masculino, 30m livre
Primeiro lugar:  Daniel Dos Santos – Objetivo Kikugawa
Segundo lugar: Shinji Otani – Santana
Terceiro lugar:  Murilo Kaneda – CESC Iwata
Terceiro lugar:  Natan Nagano – CESC Iwata
 
Feminino, 30m com barreiras
Primeiro lugar:  Sofia Ueda – Santana
Segundo lugar: Livia Yumi – Objetivo Iwata 
 
Masculino, 30m com barreiras
Primeiro lugar:  Enzo Yoshiyaki – Objetivo Iwata
Segundo lugar: Gabriel Hiro – CESC Kikugawa
Terceiro lugar:  David Lucas Gomes – CESC Kikugawa
 
Feminino, 50m com barreiras
Primeiro lugar:  Lidya Shimane – TS Recreação 
Segundo lugar: Tais ogata – Objetivo Iwata
Terceiro lugar:  Beatriz Carvalho – CESC Kikugawa
 
Masculino, 50m com barreiras
Primeiro lugar:  Breno Ikegami – Santana
Segundo lugar: Leonardo de Oliveira – Objetivo Kikugawa
Terceiro lugar:  Kauã Nishiguchi – CESC Iwata
 
Masculino, 50m livre
Primeiro lugar:  Rafael Renze – CESC Kikugawa
Segundo lugar: Lucas  Marques Freire – Hiro Gakuen
Terceiro lugar:  Gabriel Kazu – Cesc Kikugawa
 
Feminino, 50m livre
Primeiro lugar:  Thais Ogata – Objetivo Iwata
Segundo lugar: Caroline Yume – Cesc Kikugawa
Terceiro lugar:  Maria Eduarda – Cesc Kikugawa

A Olimpíada Escolar Brasileira teve a presença de grandes nomes do esporte, entre eles o técnico de futebol e ex-jogador de futebol da seleção japonesa Ruy Ramos, Roberto Satoshi de Souza lutador de jiu-jitsu e MMA que segura o cinturão de peso leve e Hugo Hoyama, recordista de participações em jogos olímpicos e detentor de 15 medalhas em jogos Pan-Americanos que veio ao Japão especialmente para coordenar a modalidade de tênis de mesa.
A primeira edição da Olimpíada Escolar Brasileira contou com muitas atrações e entre elas um sorteio de bola de futebol autografados pelo ex-jogador Zico que foram entregues pelas mãos Ruy Ramos.

Uma praça de alimentação diversificada matou a fome dos visitantes de todos os gostos. Quem foi e conferiu viu açaí, churrasco, pratos peruanos, pratos argentinos e também kebab.
Já nas barras de serviços estavam presentes a Unicv – Centro Universitário Cidade Verde, SBI remit, Kyodai remittance, Banco do Brasil, Mundial Foods, Unip, grupo YPY educacional Japão, Cruzeiro do sul virtual educação a distância, imobiliária Ill State, empreiteira LP staff, empreiteira KOWA, AEBJ, Mitsubishi Eletric, Chocolates Garoto, Guaraná Win, Somic, Matsuura Giken Group, Unifill ensino a distância, Global Print, RHAMA fashion, Denki Do, Nipponflex, Suzuki, ADENJ.

No final do evento foi realizado um coquetel com música ao vivo da dupla Campos novos e Paulista na churrascaria Minas Grill onde se comemorou a conclusão do evento na presença de autoridades, empresários e colaboradores deste grande evento esportivo.
Fotos: Fabio Chey / Fotos cedidas
Texto: Renan Fujioka

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top